10 coisas que você pode fazer para ser promovido

Sendo promovido

Hoje em dia qualquer diferencial já te destaca frente às outras pessoas que não possuem uma ou outra habilidade que você possui. Então listamos 10 dicas com o que se pode fazer para você brilhar e ter a tão esperada promoção.

 

1- Onde estou?

Pergunte a si mesmo quais tarefas seu cargo atual envolve e as habilidades que o fizeram ser contratado. Esses são os pilares da sua carreira na empresa. Pense em como aprimorar suas habilidades para ir além do seu cargo atual. Muitas pessoas são promovidas quando se tornam experientes e valiosas demais para a posição que ocupam.

2- Brilhe no que faz

Muitas pessoas acham que o caminho mais rápido para subir na carreira é fazer o trabalho que elas queriam fazer, em vez de focar no que deveriam estar fazendo. Atente-se à descrição do seu cargo e cumpra tudo o que determina. Se o seu chefe vir que você não está fazendo algo que deveria, por que pensaria em promovê-lo?

3- Saiba aonde ir

Tenha em mente o cargo para o qual quer ser promovido. Há casos óbvios, como de designer júnior para designer sênior, por exemplo, mas, mesmo assim, é importante ter uma referência. Descubra quais são as habilidades de que você precisa para chegar lá.

4- Tenha um mentor

Nada o impede de pedir a ajuda de alguém que faça o que você almeja fazer; além de mostrar vontade, é um ótimo jeito de ter contato direto com a função para ver se ela é mesmo para você.

5- Querer aprender

Um mentor pode mostrar como é o dia a dia de um cargo avançado, mas também é importante aprender sobre o mercado em que você está inserido. Se é um daqueles que não faz ideia do que é ROI ou como contas são ganhas (ou perdidas), esta é a hora de aprender. Entender mais sobre o mercado e sobre a maneira como a empresa em que você trabalha funciona é essencial par subir na hierarquia.

6- Meça os sucessos

Observe os projetos do seu portfólio e identifique os maiores. Agora, tente avaliar: quanto lucro deram? Como foi o processo criativo? Feito isso, complemente esses trabalhos com um texto que analisa o que funcionou e o porquê, e como sua empresa pode usar essas lições para satisfazer outros clientes. Isso servirá para o seu chefe como um lembrete constante de suas conquistas.

7- Gabe-se

Não queremos dizer dar uma volta olímpica toda vez que um projeto for aprovado, e sim ter orgulho de suas conquistas e fazer com que seus superiores saibam delas. Se receber um feedback positivo de um cliente, envie para o seu gerente, mas não seja chato.

8- Seja especialista

Sua empresa tem um especialista em apps, mobile ou impressão? Se não, torne-se essa pessoa. Identifique uma deficiência e procure supri-la. Você pode até criar um novo cargo, em vez de esperar outra pessoa ser promovida.

9- Voluntarie-se

Quem organiza eventos em sua empresa? Quem repõe o papel da impressora, encomenda materiais ou cuida de detalhes que a gerência costuma esquecer? Se não for você, então é alguém que provavelmente está marcado para uma promoção.

10- Pergunte

A linha que divide uma pessoa proativa de alguém chato é tênue, como muitos gerentes de projeto sabem. Claro, é ótimo ser proativo e aprender novas habilidades, mas, se o seu gerente não faz ideia de que você quer uma promoção, deixe isso claro. Mas tenha cuidado: se a necessidade de uma pessoa para o cargo existisse, provavelmente já teria sido divulgada. Seja conciso e direto, e não inconveniente.