Marketing digital – 5 Dicas de Vídeo Marketing

Video marketing

Seguindo os princípios do marketing digital, o vídeo marketing é usado para obter melhores resultados em determinada área, sendo uma ferramenta que atualmente mais do que nunca, tem um significativo alcance.

Separamos 5 dicas estratégicas para a criação de vídeos marketing.

1 – Qual o objetivo do seu vídeo?

Seu vídeo marketing pode atuar em diversas áreas:

divulgação da sua marca, sua visibilidade como profissional no mercado de trabalho, criar confiança, credibilidade, ampliar o fluxo de visitas para seu site, anúncio e venda de produtos ou serviços entre outras utilidades.

Nesse casso, é necessário criar um propósito que guie seu vídeo. Manter o foco durante a construção do vídeo, é fundamental para definir um alvo e atingir seus interesses.

2 – Quem vai assistir seu vídeo?

É imprescindível, entender que sua estratégia deve ser direcionada pra um público específico. Após estabelecer esse público, você deve criar algo que esse público queira acessar, posicionando o conteúdo do vídeo em sintonia com o interesse desse público-alvo. Uma das formas mais práticas de compreender os interesses de cada público é analisando tendências.

Separamos 3 ferramentas que vão te ajudar nesse assunto:

Google Trends

O Google Trends, é uma ferramenta do Google que tem como objetivo mostrar os termos mais pesquisados recentemente. Informações como essas, podem ser um diferencial para o planejamento de uma campanha por exemplo. De fato, é uma estratégia que facilita a forma como aquele conteúdo será tratado, uma vez que já se tem uma noção mais ampla de assuntos da atualidade.

YouTube Trends Dashboard

O YouTube Trends Dashboard é uma ferramenta do YouTube que diferente do Google Trends, não mostra os termos mais pesquisados, e sim os vídeos mais virais no momento.

O diferencial é que essa ferramenta pode filtrar os resultados por países, gênero e as idades dos usuários.

Google Trends Hotvideos

O Google Trends é um site para busca de palavras chave. Além de mostrar quais vídeos estão em alta no YouTube nas últimas 24 horas.

Vale a pena usar dessas estratégias para otimizar conteúdos que podem vir a ser tratados futuramente.

3 – Qual a melhor plataforma para o seu vídeo?

São inúmeras opções de plataformas em que você pode criar o seu vídeo. Dependendo do gênero e conteúdo, nem sempre um canal de YouTube por exemplo, será o melhor forma.

É importante ter conhecimento das diversas plataformas, seus  alcances e públicos, para que assim, seu vídeo esteja de acordo com o estilo e perfil da plataforma.

O Vimeo,por exemplo,é um abrigo para criadores de conteúdo mais sério que exigem uma qualidade maior nos seus vídeos.

4 – Como será feita a divulgação?

Uma divulgação bem planejada fará grande diferença em seus resultados, desse forma busque conhecer novas formas de atingir seu público alvo de forma mais abrangente.

Vale a pena também investir em anúncios para conseguir atingir um fluxo maior, testar divulgações através de e-mail marketing, assim como em  redes sociais.

5 – Acompanhar os resultados

Após a divulgação do seu vídeo marketing, é importante analisar  qual método traz um maior retorno. Acompanhar os resultados da divulgação, é estar sempre em busca da técnica mais eficaz,podendo ser feito com algumas ferramentas como o Google Adsense.