10 dicas para finalizar bem o job

3

Pequenas mudanças na rotina podem fazer toda a diferença e trazer mais benefícios do que se imagina.  Algumas dicas para um job bem planejado e bem feito nunca são demais, então dê uma olhada no que o Ideias separou pra você!

 

1- Seja realista

Algumas vezes o cliente precisa saber um pouco mais sobre o tempo que as coisas levam. Como não conhecem todo o processo de design, pensam que é possível fazer algo em um dia – quando, na realidade, é preciso de uma semana. Não tenha medo de explicar quanto tempo realmente levará.

2- Organize-se

Gastar tempo com planejamento facilita a entrega no final. Ajuste os deadlines e reveja como lida com eles durante o projeto. Apesar de um cronograma consumir muito tempo, se bem detalhado, com certeza facilitará o êxito.

3- Divida as tarefas

Uma lista de prioridades ajuda a trabalhar melhor e a organizar as ideias. Ao final do dia, faça uma lista para o dia seguinte e tente completar o máximo de tarefas. Novos itens surgirão no meio do caminho, mas você saberá que tudo que precisa fazer está em um lugar.

4- Informações necessárias

É importante passar um tempo junto do cliente para conseguir informações. Quando um briefing surge, pense em todas as eventualidades.

5- Lembre-se dos objetivos

É fácil empacar em uma coisa, mas tente analisar quanto tempo você poderá gastar para cada elemento do design. Leia e releia o briefing para conseguir uma sensibilidade com o projeto. Use seu gerenciador de projetos (se tiver um) para ajudar a ajustar prazos e revisar o que está fazendo.

6- Travou?

É muito fácil ter um branco durante o desenvolvimento de um projeto. Se você achar que está andando em círculos, é legal perguntar à sua equipe sobre novas ideias – ela vai te dar um retorno e pode acabar ajudando a pensar em coisas novas.

7- Trabalho até tarde

Acreditamos que uma pessoa trabalhe melhor durante o horário normal de expediente, por isso deve sair do escritório às 18h. Passar a noite trabalhando não ajuda e não deve ser algo programado. Não deve ser normal passar noites em claro. Se você pede para que sua equipe fique um pouco a mais, recompense-a por isso. Sua apreciação por um trabalho bem-feito fará toda a diferença dentro da equipe.

8- Coma e durma bem

Se o trabalho começou a extrapolar as horas, não crie o hábito de consultar os e-mails no seu celular. Sempre terão clientes trabalhando até tarde e mandando e-mails meia-noite. Eles não precisam de uma resposta imediata.

9- Motivação

Geralmente temos vários trabalhos de uma vez. Alguns podem ser mais legais que outros. Dê um intervalo nos projetos legais e gaste dez minutos pensando em novas ideias para os outros. Não fique preocupado de ficar on-line para encontrar inspiração. Sair do seu local de trabalho para dar uma volta também pode fazer a diferença.

10- Estresse positivo

Algumas vezes as melhores ideias surgem quando os prazos são curtos. Você pode se impressionar com o quanto podemos ser criativos quando somos levados ao limite. Manter-se ocupado é uma coisa positiva e significa que tudo está dando certo. Aceite e aproveite os desafios.