10 dicas para fotografar seu próprio trabalho

Fotos do seu trabalho

Muitas pessoas têm um trabalho e querem dividí-lo com o mundo, mas acham que pode custar caro para fazer isso. Neste texto vamos dar dicas valiosas para fotografar seu trabalho e por um preço que com certeza cabe no seu bolso.

  • LUZ: Uma lâmpada de 200watts custa R$10, mas eu te recomendo usar uma lâmpada de tungstênio de 500 watts (e um soquete para elas também). É bom você usar duas ou três luzes: uma principal, uma para contraluz para evitar sombras e outra de preenchimento.
  • TEMPERATURA DA LUZ: Use sempre o mesmo tipo de lâmpada para que todos fiquem na mesma temperatura de cor[1] – ou seja, a mesma quantidade de azul ou amarelo – e a variação das cores não será um problema.
  • MODIFICADORES DE ILUMINAÇÃO: Se você usar uma luz sem proteção, você terá imagens com sombras mais duras. Um conselho que lhe dou é usar papel vegetal em frente ao bulbo da lâmpada (tomando certo cuidado para não queimar o papel, portanto não chegue o papel muito perto da lâmpada). O efeito do papel vegetal será uma luz difusa e dando suavidade nas sombras. Se você tem uma ou duas luzes, pode usar um papel para rebater a luz, dando a impressão de uma luz extra. Se você usar papel colorido, alumínio ou folha dourada poderá ter efeitos diferentes nas fotografias.
  • MOVA A LUZ: Os ajustes no set nem sempre ficam bons para todos os objetos. Ligue uma luz e mova-a pelo objeto até ficar bom. Faça o mesmo com as demais luzes e o resultado será formas de representar os objetos que você nunca tinha notado ou pensado.
  • USE UM TRIPÉ: Se você usar um tripé, poderá ajustar melhor o foco das imagens e estabiliza as fotos. Se você fotografar algum objeto com uma velocidade de 1/50 segundos ou superior você até pode fazer a foto sem o auxílio do tripé. Mas terá dificuldades em focar o objeto, principalmente se estiver fotografando algo em close.
  • CÂMERA: Esta é a parte menos importante de uma boa foto. Um bom aparelho te permite capturar em RAW (formato sem compressão) e te dá mais controle para editar as imagens. Todas as câmeras atuais que você possa usar trabalham de maneira similar.
  • AJUSTES DA CÂMERA: Fotografe em RAW sempre que possível. Use um ISO baixo (100 – 200) para interferir menos na imagem. Mantenha o foco em F/ 5.6 ou maior, a não ser que você queira desfocar o objeto. Use o Auto White Balance (Balanceamento Automático de Branco[2]) e mude só se souber a temperatura de cor das lâmpadas. A velocidade do obturador[3] deve ser aquela que mais se adequar à exposição correta.
  • PANO DE FUNDO: Escolha uma cor mais neutra para que as cores do objeto fotografado sejam bem representadas. Preto e branco são as ideais.
  • ELEMENTO HUMANO: Interação humana favorece a foto. Se for um livro, tire uma foto com alguém lendo. Se for um pôster, peça para alguém segurá-lo. Se for uma camiseta, é legal colocar alguém vestindo a peça. A foto trará um ar mais acolhedor e humano.
  • RETOQUES: Ajuste o balanço de branco, remova a poeira do objeto a ser fotografado e assim por diante. Quase todas as imagens são retocadas, não pense que sua foto deva estar perfeita na câmera.

Espero que este texto tenha lhe sido útil. Escreva para a gente sobre quais temas você gostaria de ver abordado aqui no Portal Ideias.

[1] Temperatura de cor: Medida na escala Kelvin (°K), a temperatura de cor de uma imagem é a quantidade de vermelho, verde e azul presente na “luz branca”.

[2] Balanço de Branco: Processo de ajuste dos controles de ganho vermelhos, azuis e verdes para capturar cores naturais. Também é chamado de equilíbrio de cor, e pode ser alterado para criar efeitos artísticos.

[3]obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmeras digitais) à luz em uma câmera fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmera após o diafragma. A velocidade do obturador é um dos fatores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo.