Entenda o que são Lojas Colaborativas

insp4

No ramo da economia criativa, as lojas compartilhadas ou colaborativas são espaços físicos que reúnem produtos locais de gênero semelhante, ou complementar, dando a oportunidade à produtores que não encontram um lugar satisfatório e propício para a venda e exposição dos seus produtos.

Essas lojas têm como foco principal concentrar produtos mais conceituais e que complementem a sintonia da loja e que, muitas vezes, são focados no fomento da produção local e artesanal, fugindo dos grandes aglomerados de marcas. Sendo assim, essas lojas não se restringem a um tipo específico de público alvo, ampliando e movimentando a economia criativa local, além de levar aos curiosos uma série de produtos originais.

Por esse perfil, as lojas colaborativas oferecem uma exclusividade maior, o que não deixa de ser uma forma de manter e fidelizar o cliente.

O diferencial do modelo de negócio colaborativo, é que todos os custos financeiros são divididos entre os participantes. É uma via de mão dupla, se tornando uma vantagem tanto para a loja quanto para os produtores.

Conheça algumas lojas colaborativas no Brasil e se inspire com elas:

  • De tudo um Pouco – São Paulo, SP

A Galeria De tudo um Pouco em São Paulo reúne em um espaço, bem no coração da Augusta e próximo de vários metrôs, moda, arte e decoração, para oferecer aos visitantes, literalmente, de tudo um pouco. Divertida na sua proposta e no seu visual, a galeria é um galpão aberto, na Rua Augusta, 1408 – Consolação, SP.

  • Pop! Marché – Belo Horizonte, MG

A Pop!Marché tem um visual despojado, divertido e brinca com a estética Kitsch e do PopArt. Mistura comidas, bebidas, decoração, moda, antiguidade e muito mais, tudo com bom humor e um bom gosto de primeira. Talvez o grande diferencial da loja, seja a possibilidade de fazer compras online também, adquirindo em um mesmo lugar, produtor diversos e que estão no mostruário físico. Sapucaí, 499 – Floresta, Belo Horizonte, MG.

  • Solar Colaborativo – Belém, PA

Indo além de uma loja, o Solar Colaborativo reúne no mesmo espaço um coworking, eventos, cursos e muito mais, com uma proposta autoral fortíssima e fomentando a economia criativa local. O projeto está sempre aberto a parcerias, bem como a conhecer novas marcas, mas também profissionais da área criativa, o que amplia a rede de contatos e projetos do local. A loja se encontra na Av. Assis de Vasconcelos, 488 – Campina, Belém.

  • Arte a Parte – Porto Alegre, RS

A loja foi inaugurada em  2012 com o objetivo de fortalecer os novos cenários culturais e artesanais. Com um espaço bem localizado e repleto de opções de produtos exclusivos e originais, a loja se encontra na Rua Cel. Bordini, 231 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS.

  • Com amor, Dora – Salvador, BA

A loja começou em 2015, depois que Isadora Alves, dona de uma linha de turbantes e acessórios para cabelos, decidiu montar um ateliê. Logo, a ideia cresceu e a Isadora quis abrir o espaço da loja para outras marcas pequenas e que tinham uma proposta criativa e artesanal, como os seus produtos. Atualmente a loja é composta por 12 nichos, que são alugados por três meses renováveis.