10 dicas para criar uma logo perfeita

Logos arthur
    1. SIMPLICIDADE: Inúmeros estudos sobre design tocam em um mesmo ponto: quanto mais simples for seu logo, mais fácil será para recordá-lo. Além disso, esse é um propósito da construção de um branding para uma empresa. Para enfatizar os valores da marca, destaque duas ou três frases principais, depois use-as como ponto de partida para formas, cores e ações relevantes.
    2. NÃO SEJA LITERAL: A sutileza é um ponto-chave. Se você puder introduzir um nível secundário de familiaridade ou surpresa por sutilezas, faça isso, mas evite uma tradução literal da ideia central – isso não irá melhorar a informação, pelo contrário, confundirá o público.
    3. TAMANHO: Se o design for desproporcional, depois, quando o logo for reduzido, algumas partes importantes serão difíceis de serem reconhecidas. Por outro lado,m quando for aumentando, outros elementos podem dominar. Mantenha o design do seu logo com uma proporção lógica.
    4. VERSATILIDADE: Um logo não existe apenas em fachada de loja ou papel timbrado. Por isso, ele precisa funcionar em diversos meios e tamanhos, como em RGB e CMYK. Escolha cores que levem esses fatores em conta, evitando fluorescentes.
    5. AUDIÊNCIA: Primeiro se questione ou pergunte para o cliente quem é o público-alvo. Muitas cores possuem subconsciente diferente e outro significado além do Ocidente, por isso, sempre faça uma pesquisa. Um branding para marcas infantis é diferente de outro feito para um escritório de advocacia ou um restaurante, pois cada um terá necessidades particulares.
    6. GAMA DE CORES: Mantenha espalhada sua paleta de cores, usando no máximo de três a quatro cores em harmonia. Isso significa que você usa cada cor por razão. Se você colocar uma cor nova com o objetivo de preencher um pequeno pedaço do design, introduzirá uma peça adicional de informação e sua audiência deve processar a fim de reconhecê-la.
    7. PENSE ALÉM: A identidade da Mastercard, por exemplo, focou em cartões de crédito como sua localização primária. Mas os elementos de seu branding funcionam em outros lugares por conta de sua combinação de cores. Por isso, um site ou flyer podem mostrar – sem explicitar – reconhecimento de marca de um jeito semelhante usando as cores da marca. Pense em como seu logo pode destacar seus próprios elementos.
    8. FUJA DE TENDÊNCIAS: Tendências são importantes, mas não devem definir seu logo. Se você criar um logo influenciado por tendências atuais para um projeto de cliente, pode ser desvalorizado perto de um design que atenda o cliente em primeiro lugar. Existe uma razão pela qual todos os brandings de restaurantes fast-food parecem ser o mesmo.
    9. REGRA DE OURO: A regra principal do branding é que um logo deve ser descritível. Como a ‘curva’ da Nike ou os ‘arcos’ do McDonald’s, existe uma simplicidade e uma particularidade que podem ser transmitidas por descrição. Combinações nítidas de cores e formatos claros significam que seu logo será memorável.
    10. SEM REGRAS: Alguns designers fixam uma cor antes de trabalhar as formas e as fontes; algumas pessoas revertem esse processo. Não existem regras rígidas que determinam como se trabalhar, portanto, estipule o que é melhor para cada projeto. Após dar partida ao primeiro bloco, o resto do logo flui naturalmente.

(Computer Arts Brasil, Mar 2012, p. 57-59)