Sebrae disponibiliza cursos para empreender na Economia Criativa; DE GRAÇA

economia criativa sebrae

No mês de maio, o Sebrae-MG irá promover mais uma edição do “Calendário Temático”, desta vez o tema será a economia criativa.  Atualmente, segundo o Firjan, o setor representou 2,64% de toda a riqueza produzida no país, em 2015, e gera oportunidades de trabalho para mais de 851 mil brasileiros.

Durante todo o mês, o Sebrae Minas irá promover uma série de atividades online e presencial voltada para os empreendedores do segmento. Confira a programação completa e inscreva-se no site do Sebrae.

O que é a economia criativa?

O termo ‘economia criativa’ se refere ao conjunto de modelos de negócios que têm base em produtos, serviços ou outras atividades que surgem a partir de capital intelectual, conhecimento e criatividade, com o objetivo de gerar trabalho e renda. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o segmento produz bens tangíveis e intangíveis, artísticos e intelectuais a partir de conhecimento, agregando conteúdo criativo e valor econômico. Assim, estão sob o guarda-chuva do setor as atividades ligadas à cultura, música, audiovisual, moda, gastronomia, design, artesanato, artes plásticas, tecnologia, inovação, artes cênicas e outras.

Webnários e mais

Pela Internet, os empreendedores poderão participar das “webinars”, palestras online ao vivo com a participação de especialistas do mercado. No dia 3 de maio, das 10h às 10h30, a transmissão será sobre “Economia Criativa como Negócio” com empresário Igor Amin Ataíde, da startup audiovisual Cocriativa. Já no dia 15 de maio, das 19h30 às 21h, o assunto será sobre “Projetos Audiovisuais na Economia Criativa”, com a presença de Vinícius Cabral, músico, roteirista e sócio diretor da Cocriativa. Cabral também participará, no dia 24 de maio, de uma entrevista no blog do Sebrae Minas e dará dicas de gestão para os pequenos negócios do segmento.

Ainda durante todo o mês, pelo site do Sebrae Minas, os empreendedores poderão baixar materiais sobre: Como montar uma loja de equipamentos musicais, Formalização do negócio da música e o Guia do empreendedor criativo.

Em Belo Horizonte, haverá atividades presenciais na Casa da Economia Criativa (rua Santa Rita Durão, 1.275, Funcionários – próximo à Praça da Liberdade).