Como criar um Branding em poucos passos

Branding

O Branding é a união entre as ações, o posicionamento, o propósito e os valores de uma marca. Ele tem como principal objetivo criar conexões entre sua marca e o cliente, de modo consciente ou inconsciente, que serão determinantes para que sua marca ou produto sejam escolhidos em detrimento dos outros presentes no mercado. Dessa forma, o Branding está mais relacionado aos aspectos subjetivos de seu negócio, responsáveis por formar a imagem da marca na mente de possíveis clientes. Além disso, um bom Branding deve ser trabalhado desde o nome da empresa até no logotipo e na postura de quem participa de sua construção, para que seja formada com clareza uma identidade do negócio e o público possa compreender o que a sua marca acrescenta ao cotidiano: quais são os valores e porque a marca é uma boa opção de consumo. 

Sendo assim, para estabelecer um Branding da maneira correta, você precisará responder às seguintes questões:

  1. O que minha empresa faz de melhor?
  2. Qual é a missão do meu negócio?
  3. O que as pessoas pensam com relação a minha marca?
  4. Quais adjetivos eu quero que meu público-alvo associe a minha empresa?
  5. Que benefícios meus serviços oferecem aos clientes?
  6. Qual é a minha história?

Seguimos então com algumas dicas para que você consiga, de maneira mais eficiente, definir e manter um Branding para sua marca.

Inicialmente, é preciso fazer com que toda sua equipe saiba os valores da marca. É fundamental que todos da equipe tenham a mesma filosofia e estejam em sintonia com ela durante o desenvolvimento do negócio. Ademais, por meio desse método será possível estabelecer mais união entre os membros e também criar uma rede de conexões que pode ser ampliada gradativamente – através de amigos, familiares e clientes fiéis – que por vezes transmitirão os valores de sua marca a outras pessoas.

Feito isso, você precisará estar atento aos aspectos técnicos, como sua logomarca e as estratégias de marketing.

Além de utilizar certos padrões de cores e formas no logotipo e em campanhas de marketing, é preciso garantir que tudo reflita a personalidade de sua empresa. Ressalva-se que é interessante que haja também um slogan: uma forma simples e prática para ressaltar o objetivo maior de sua marca. O slogan é uma excelente ferramenta de marketing e identidade, por isso devemos ter muita atenção e criatividade no momento de criá-lo.

Por fim, seja honesto com seus clientes e público alvo. Essa dica é a mais importante, afinal, de que adianta seguir todas as recomendações mas decepcionar as expectativas daqueles que acreditaram em sua marca? Isso só serviria para diminuir o valor dela diante da sociedade. Dito isso, busque sempre ser honesto com relação aos seus serviços, produtos e formas de negócios – ainda que seja necessário abrir mão de alguns caprichos. Só assim o mercado irá te recompensar com a consolidação de maneira mais natural e justa. Além disso, o número de clientes com certeza irá aumentar proporcionalmente à confiança deles em relação a sua empresa e os valores que ela mantém.  

Podemos ver então, que criar um Branding não é assim tão fácil, entretanto, é a melhor maneira de construir a identidade do seu negócio no sentido que ele abrange, não somente no que se refere à parte comercial mas também incorpora os aspectos subjetivos e a missão de sua empresa. Sendo assim é fundamental que você trabalhe a construção do Branding da melhor maneira possível, garantindo a realização do seu negócio atrelada à satisfação do público que consome seus serviços. Além de tudo, o Branding te possibilita crescer com uma perspectiva ética, criativa e com bons propósitos e princípios sociais; uma vez que disseminará um padrão de comportamento e valores dentro da empresa e também deixará mais claro quais os próximos objetivos a serem alcançados na consolidação da marca aos olhos da sociedade.