Como fazer um Briefing

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O Briefing é muito importante tanto para o cliente quanto para o designer, pois é através dele que ambas as partes se comunicam e se entendem de forma coerente e coesa. Por meio dele também são moldadas as verdadeiras expectativas do projeto, é o canal pelo qual o cliente passa as instruções ao designer, exemplificando da melhor maneira possível aquilo que ele espera no resultado final. Por isso, muitos designers reconhecem o Briefing como sendo a parte mais importante da criação de um projeto.

Seguimos então com recomendações de como fazer um Briefing de qualidade e eficaz, que garantirá uma fácil compreensão no momento da criação e uma entrega de serviço coerente com os pedidos específicos do cliente.

  • Conheça bem o produto e o cliente: É essencial conhecer tudo do contratante, desde a cidade e quantidade de funcionários da em presa dele, até aspectos da concorrência. Além disso, deve-se estar atento à como é a fabricação do produto, imagem do produto no mercado, matéria-prima, influências socioambientais. Ademias, é preciso valorizar o Branding da marca do cliente, tentando ao máximo manter os padrões de identidade já utilizados por ele.
  • Pesquisa de mercado: Procure conhecer o mercado do produto, a evolução deste mercado, público-alvo, pontos de venda e critérios de marketing do produto.
  • Atenção à concorrência: Estar de olho na concorrência fará muita diferença em quase todos os aspectos da criação até o desenvolvimento e a venda do produto. Esteja alerta aos preços dos concorrentes, estratégias de divulgação, ao perfil dos consumidores, aos pontos em que a concorrência está em desvantagem, e principalmente, quais as vantagens de se optar pelo concorrente. Feito isso, saberemos caminho para ter um produto com melhor custo-benefício para as pessoas.
  • Saiba o objetivo do projeto: Este passo está também relacionado ao Branding do cliente, mas incluí-lo no Briefing pode tornar tudo mais fácil de ser concretizado. Desse modo, procure compreender quais necessidades o produto pretende satisfazer e qual a mensagem a ser passada pelo cliente com o lançamento do produto.
  • Especificações: As especificações do projeto são imprescindíveis ao Briefing, uma vez que as condições ou restrições do projeto são as formadoras de sua identidade, envolvendo desde as cores até quantidade de peças ou matéria prima.
  • Orçamento e prazo: Trabalhe dentro da realidade e preze pela transparência com cliente com relação aos valores e prazos de entrega, para que ninguém saia prejudicado.

Por fim, podemos constatar que o segredo do Briefing está na abundância de detalhes e na boa relação do cliente com o designer. Portanto, mesmo que seja função do cliente dizer aquilo que quer do projeto, o designer deve, com os conhecimentos necessários para fazer um bom Briefing, ajudar na construção de um projeto verdadeiramente valoroso para ambas as partes. Então, aproveite essas dicas e use-as no dia a dia para aperfeiçoar seu trabalho e ganhar um know-how significativo no desenvolvimento dos seus projetos.