Erros que designer e freelancers cometem

Principais erros

“O ser humano não pode deixar de cometer erros; é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro”. Assim dizia o sábio filósofo grego Plutarco, no que diz respeito aos erros que cometemos durante nossa jornada em vida.

Dessa forma, esse post irá retratar alguns erros que freelancers cometem, principalmente quando estão começando a trabalhar com design, muitas vezes devido à falta de experiência no mercado ou a falta de uma referência para ajudar nos primeiros passos.

Vale ressaltar também que todo erro pode ser visto como uma oportunidade de aprendizado para melhorar em diversos aspectos, então, caso você esteja cometendo alguns dos erros citados a seguir, reveja sua postura e tente melhorar. Já se você nunca cometeu algum dos erros, seja por sorte, experiência, ou mesmo por não ter trabalhado como freelancer, segue mais uma frase do sábio Plutarco: “Os espertos aprendem mais com os erros dos outros”.

Seguimos então com a lista de erros mais comuns que designers e freelancers cometem:

  • Sempre dizer sim: Geralmente leva um tempo até que os freelancers consigam fazer e cumprir uma rotina de trabalho. Além disso, quando se está no começo existe muita empolgação que, por vezes, resulta num acúmulo de trabalhos a serem feitos. Portanto, é comum que muitos designers não recusem serviços e, infelizmente, isso traz vários pontos negativos. Por exemplo, a demanda pode ser tão grande que todos os trabalhos feitos em um determinado período percam qualidade. Consequentemente, você poderá perder clientes em potencial, além de enfrentar problemas com pagamentos de serviços. Ademais, dizer sim para todos os trabalhos também envolve ter que fazer coisas com as quais você não concorda, se tratando principalmente de estética, e que poderão ser futuros transtornos.
  • Preço abaixo do mercado: Este é um dos erros mais recorrentes. Muitas vezes as pessoas precisam muito do dinheiro e cobram muito barato por serviços. Contudo, essa prática sendo feita frequentemente é uma forma de auto-desvalorização do seu trabalho, e por isso é preferível cobrar um preço justo, que será justificado com a qualidade de seus serviços.
  • Falha nas vendas: É essencial saber vender seus produtos e serviços, por isso deve-se pesquisar como fazer essa prática. Além disso, é fundamental que seus clientes vejam o valor de seu trabalho, então é muito importante manter um portfólio organizado, estabelecer boa comunicação com o cliente e, principalmente, falar do seu trabalho com propriedade, já que muitas vezes os próprios clientes não sabem bem o que pedir.
  • Se deixar ser monopolizado: Se deixar ser monopolizado é muito diferente de ter comprometimento com um cliente. Todo freelancer deve ter em mente que, quando um cliente toma todo seu tempo, ele passa a ser seu chefe, e isso é extremamente prejudicial para uma pessoa que procura ter autonomia no trabalho, além de uma rotina saudável. Desse modo, o recomendado é que você informe ao cliente sobre sua rotina de trabalho e combine livremente como serão feitas as demandas e serviços.
  • Prazos: Esse erro está diretamente relacionado ao primeiro erro citado, visto que muitas vezes nossos prazos são ajustados à demanda de trabalhos. Entretanto, nem sempre é quantidade de demanda que nos faz perder prazos, por isso é preciso estar atento aos compromissos do dia a dia e a dedicação à rotina de trabalho. Vale ressaltar ainda que a perca de prazos é um dos principais fatores que fazem com que um cliente perca a confiança em você.
  • Utilização de diferentes tipos de tipografia em uma mesma arte: Vemos aqui um erro técnico. As tipografias são extremamente importantes e devem ser muito bem trabalhadas em suas peças, portanto, evite utilizar várias fontes em um mesmo trabalho, pois o resultado pode não ser agradável.
  • Mobile: Segundo o IBGE, num senso realizado em 2016, 92% dos domicílios brasileiros acessavam a internet via celular. Então, é fundamental que, ao desenvolver um trabalho para mídias digitais, você tenha certeza que sua exibição será perfeita quando acessado pelo celular.
  • Acreditar que tudo será fácil: Não significa que por saber muito de cores, recursos de softwares e técnicas de design que você conseguirá fazer tudo com facilidade. Lembre-se que alguns clientes vão realmente impor novos desafios, além de que você enfrentará condições como bloqueios criativos e a falta de um briefing bem definido para fazer suas peças. Por isso, analise com cuidado cada cliente e cada demanda para que no futuro você perca por ter aceitado certos serviços.
  • Networking: Caso você conheça vários designers e freelancers, e converse com eles sobre mercado de trabalho, novas referências e tendências, além de possibilidades de fazer negócios atrativos, você está de parabéns. Contudo, ainda existem aqueles que querem fazer tudo por conta própria e não formam um network colaborativo, o que certamente será muito prejudicial para a construção de uma boa carreira. Dessa forma, é interessante que desde o início de sua trajetória você procure fazer um networking com outros designers e freelancers para ampliar as possibilidades.
  • Zona de Conforto: Esse erro é válido para tudo que fizermos na vida, afinal, ficar na zona de conforto e não procurar por novos desafios é extremamente prejudicial ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo assim, continue estudando sobre diversos temas, procurando por serviços que irão te desafiar e sempre busque evoluir na profissão.

Por fim, preste muita atenção em sua forma de trabalhar, faça contato com pessoas mais experientes e esteja atento às mudanças no mercado, relacionadas principalmente às novas tecnologias e tendências do design, além de formas de obter dinheiro fazendo negócios saudáveis e lucrativos.

Encerramos então, para te inspirar a ser mais observador, atento aos erros e confiante em seu potencial, com uma citação do grande autor Augusto Cury: “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além e aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procure um grande amor na vida e cultive-o. Pois sem amor a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventuras! Mas em primeiro lugar tenha um caso de amor consigo mesmo”.