Exercícios para trabalhar a criatividade

exercicios para melhoras a criatividade

Ser criativo é um conceito bastante amplo, uma vez que a criatividade pode se manifestar em meio a diversos aspectos de nossas vidas.

Fato é que ser criativo é fundamental, e ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom natural exclusivo de algumas pessoas. Dessa forma, é possível que qualquer um exercite sua criatividade e aprenda a fazer dela um artifício poderoso para ser utilizado em qualquer momento.

Sabe-se da existência de métodos capazes de estimular em todos nós esse potencial criativo. Ademais, esses métodos consistem em manter nosso cérebro em constante funcionamento, com estímulos saudáveis seguido de relaxamentos, afinal, todos precisamos de um tempo para respirar e clarear a nossa mente. Sendo assim, é interessante buscar aprender uma nova língua, tocar algum instrumento, ler livros de diferentes assuntos e manter-se cercado de boas referências da sua área para que seu cérebro esteja sempre pronto para fazer novas associações do meio, enxergar possibilidades para enfrentar problemas e se nutrir de ideias surpreendentes.

Como dito anteriormente, tais atividades irão manter sua mente ativa e, ao mesmo tempo, serão um grande exercício para aprimorar sua criatividade, mas há também alguns hábitos desenvolvidos por aqueles que dependem diretamente dessa característica.

Seguimos então com uma lista dessas pequenas coisas que você poderá fazer todos os dias para tornar-se mais criativo.

  1. Manter um diário: Essa técnica permite que você sintetize suas ideias de maneira clara e organizada, a fim de que quando precisar de inspirações, basta recorrer ao diário e retomar as ideias que você considera mais atrativas. Nesse diário também é possível incluir fotografias ou desenhos de tudo o que você considera interessante e, além disso, essa técnica que ajuda conseguir novos insights era muito utilizada por Walt Disney.
  2. Conexão inusitada: A conexão inusitada é quando unimos objetos, palavras ou contextos inicialmente desconexos e, a partir disso, nos propomos a ter novas ideias. Tal exercício é excelente para que tenhamos ideias práticas que podem ajudar a resolver problemas do cotidiano, bem como pode ser o ponto de partida para a criação de histórias.
  3. Palavras Aleatórias: Esse método é bastante diferente, mas as maneiras com as quais pode ser utilizado são surpreendentes. A técnica consiste em anotar, em algum momento do dia, palavras aleatórias que vêm à mente, sem qualquer preconceito ou esforço para pensar na palavra certa, o segredo é deixar fluir naturalmente e passar tudo para o papel. Feito isso por um período, aproximadamente um mês, releia tudo o que anotou e busque relações entre as palavras. As conexões encontradas podem indicar no que inspirar para fazer seu trabalho, ou qual aspecto da vida você precisa se esforçar mais, quais problemas enfrentar e o que mais tem frequentado sua mente. Por isso, além de ser um ótimo exercício para criatividade, esse método também é muito útil ao autoconhecimento e a auto-reflexão.
  4. Atenção aos sonhos: Nossos sonhos são fundamentais para aprimorar nossa criatividade, afinal, ele nos permite presenciar coisas inimagináveis, criar narrativas impossíveis e estéticas individuais que podem resultar em algo extremamente inovador quando acordamos. Algumas pessoas possuem mais facilidade para lembrar-se dos sonhos, contudo, essa prática também é um exercício que pode ser melhorado, por exemplo, fazendo um diário de sonhos. É importante ressaltar também que, toda noite antes de dormir, o grande inventor Thomas Edson usava um pouco de seu tempo para preparar sua mente e dizia, “Nunca durma sem antes ter um pedido ao seu subconsciente”. 
  5.   Brainstorm solitário: Este é um exercício individual. Por vez, consiste em fazer uma espécie de brainstorm, anotando tudo o que vem à mente sem fazer releituras ou parar por muito tempo para pensar, com foco somente na ideia inicial que você teve. Ou seja, a partir de uma ideia, você anotará tudo o que te faz remetê-la, para depois analisar cada palavra e, por fim, decidir quais as melhores estratégias para concretizá-la.
  6. Atenção à rotina: A rotina é um ponto importante para quem quer trabalhar a criatividade. Pessoas muito importantes da área como Bill Gates e Steve Jobs recomendam que mantenhamos uma rotina bem definida. Eles baseiam-se em pesquisas científicas que constataram que quando o nosso cérebro forma hábitos, ele pode gastar mais tempo e energia com foco nas atividades que consideramos prioritárias, sendo a criação uma delas. Entretanto, muitas vezes enfrentamos um bloqueio criativo, que pode estar associado à falta de “combustível” para a criatividade no cérebro. Sendo assim, podemos mudar pequenas coisas em nossa rotina que impulsionarão novamente as engrenagens da criatividade em nossas cabeças. Por exemplo, tomar banho com a luz apagada, almoçar em lugares diferentes, ir para o trabalho através de um meio de transporte diferente, mudar o figurino ou o corte de cabelo.
  7. Relaxe: Muitas vezes as pessoas, na esperança de se tornarem ainda mais criativas, acabam sobrecarregando o cérebro. Todos sabem que nada em excesso traz benefícios nem para corpo nem para a mente e, por isso, mesmo fazendo regularmente os exercícios anteriores e estimulando o cérebro, considere fazer algumas pausas. Além disso, esses momentos de relaxamento podem ser excelentes para se obter novos insights e ideias incríveis. Considere fazer atividades como yoga, caminhar ao ar livre, desligar-se das redes sociais ou mesmo viajar esporadicamente, pois tudo isso manterá sua mente e seu corpo em harmonia e não trará nenhum malefício a sua capacidade criativa.