9 dicas para uma apresentação de sucesso

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Ser impactante e passar a mensagem de uma apresentação é um desafio e tanto, especialmente se você é tímido. Então separamos algumas dicas para você ir melhorando o seu desempenho e se tornar um orador de primeira!

1 – Sempre observe o tipo de cliente que você está lidando, ou seja, se ele é mais formal, mais espontâneo, costuma rir de piadas, ou se quer que a apresentação seja a mais breve possível. As suas ideias precisam ser ouvidas e compreendidas, então se você já olha para o cliente com mais atenção, consegue direcionar as suas explanações para chegar nesse objetivo.

2 – A prática leva a perfeição, portanto tente finalizar sua apresentação uns dias antes, praticando com pessoas que podem te dar um feedback. Se possível, traga alguém de fora para avaliar seu desempenho, as vezes eles observam pequenos detalhes que passam batido para quem já é da área, ou que já sabe do briefing.

3 – Use seu lado apresentador e divida sua apresentação em seções ou partes interligadas. Um criativo deve explicar seu trabalho e as razões pelas quais o briefing precisa caminhar por tal direção, pense que uma secção deve estar ligada com a outra e, de preferência, ir respondendo possíveis questões que ficaram soltas na anterior.

4 – Mantenha a calma, afinal, uma apresentação não é nada mais do que uma conversa. Se você seguiu as dicas anteriores e se preparou para a entrevista, não haverá nenhuma surpresa. Um conselho é tentar achar uma forma de prender a atenção de seu cliente em potencial no início, pois assim é mais fácil seguir se sentindo seguro.

5 – É sempre bom checar com seu cliente como ele prefere a apresentação. Mas, na dúvida, leve sempre impresso algumas amostras do que você está falando, desse modo o cliente se sente mais seguro de ter algo físico e visível para comparar, questionar, elogiar e até fechar o negócio.

6 – Se o seu tempo é reduzido, ou seja, menos de meia hora, conte quantos slides tem sua apresentação e tente falar um minuto por slide, mas lembre-se de deixar um momento para discutir e responder perguntas. Se você tem uma hora, fale por 45 – 50 minutos e reserve o tempo final para permitir possíveis questões do seu cliente. Uma boa dica é sempre usar um cronômetro ou solicitar o auxílio de um amigo para te ajudar a controlar seu tempo de apresentação.

7 – Esquive-se das prováveis armadilhas que seu cliente possa lhe fazer, evitando palavras deterministas como “todo mundo”, “é assim”, ou “ninguém”. Essas palavras passam uma falsa generalização e dá ao cliente a sensação de que você não pesquisou, ou que não tem dados suficientes. Se algum erro acontecer e ele for apontado pelo cliente, reconheça-o e comprometa-se pesquisar e se preparar melhor.

8 – Não se desespere caso não saiba responder algum questionamento do cliente. Diga que você não sabe a resposta e que irá checar e enviá-lo depois. Pode ser uma boa desculpa para entrar em contato mais tarde, mostrando comprometimento com o cliente, determinação para se superar e proatividade.

9 – Confira no Linkedin do seu cliente, entenda um pouco do que ele faz e quais as prováveis expectativas que ele tem. Dependendo do cargo que ocupa, ou até mesmo as experiências anteriores que ele teve, você pode conquistá-lo mostrando-se ciente do que está acontecendo no mercado, como são os concorrentes e o que você pode oferecer há mais. Essa checagem também te ajuda a puxar uma conversa antes da apresentação, e já ir quebrando o gelo.